quinta-feira, março 08, 2007

BUSH: GO HOME!

Vila Monumento, Ipiranga. São Paulo. 08 de Março de 2007. 20 horas e 40 minutos. A besta fera Bush a pouco desembarcou na terra brasilis e já deixou sequelas. Meus olhos ainda formigam, insistem em lacrimejar. Minha boca está seca. Acabei de vir da manifestação da Avenida Paulista.
E também assisti a cobertura da "grande mídia". Que bosta! As imagens mais marcantes, pra variar, foram da violência. O Ato - que não foi só anti-Bush mas, contou com a presença maciça de mulheres para marcar o Dia Internacional da Mulher - começou as 15hs na Praça Oswaldo Cruz, início da Av. Paulista. Sol de rachar a cabeça, as pessoa foram chegando, se ajeitando e, dali a pouco, já tinha milhares de pessoas. A Polícia Militar bem que tentou deixar apenas uma mísera faixa livre para os manifestantes mas, era muita gente. E foram tantas que, em pouco tempo, tomamos as quatro faixas da Paulista.
E não houve ROCAM ou cordão de isolamente da PM que segurou a gente.
Marchamos, pacificamente, atravessando a Av. Paulista. Olhares curiosos, muitas câmeras, máquinas fotográficas. Até o Pânico, estava lá. Tosqueira foi ver a galera esquecer o protesto e ficar babando ovo nos cara. Tudo tem limite né gente.
Bem, como disse, o ato seguiu tranquilo. Duas horas de ato tranquilo já haviam se passado, quando chegamos ao vão livre do MASP. De repente, por volta das 17h10m, a alguns metros de onde estava, uma bomba estorou.
Sabe o que é estar entre 10.000 (dez mil) pessoas, juntas, em uma Avenida, sem possibilidade de você correr ou se locomover depressa, com crianças, idosos, cadeirantes, todos juntinhos, espremidos e, de repente, do nada cair uma bomba de EFEITO MORAL no meio da galera. Assim, todo mundo junto e, de repente, BOOOOOOOMMMMM! Bomba, no meio da galera. Seguido de outra, e tiros de bala de borracha (que machucam, marcam viu!) e bombas de gás lacrimogênio. Pois é, parece surreal mas, foi isso o que aconteceu!

Depois de algum tempo eu ainda ficava me perguntando: pra que isso? pra que isso?
Segundo a "grande mídia" manifestantes tentaram fechar a segunda pista e, quando os policiais reagiram, sofreram ataques de pedras e paus.
Peraí: isso justifica jogar bomba no meio de uma multidão?
Porra, o Choque tava lá. Se tinham que manter a "ordem" por que não foram para cima dos caras que estavam atacando os paus, as pedras. Tinham o escudo, tinham o cacetete. Se eles acham necessário usar a força, por que não encaram os manifestantes de frente? Agora, bomba no meio da multidão?

Imprudência, desrespeito, covardia, para com uma manifestação pacífica, lotada de mulheres.
Alguns manifestantes tiveram que ser socorridos. Várias senhoras que apoiavam o Ato, em cadeira de rodas, também sofreram com as bombas de gás lacrimogênio e, como eu (e milhares de manifestantes) ficaram com os olhos vermelhos, formigando, queimando e com a boca e a garganta bem seca.
De qualquer forma, o ato valeu! E como disse, o confronto, apesar do destaque, não foi o mais importante. Durou quinze minutos - certo, pareceram horas - mas a manifestação durou mais de 03 horas, e foi bonita! Muita cor roxa, vermelha, fitas, sorrisos e mulherada bonita!
Valeu para as mulheres mostrarem a sua força. E que força! Valeu para mostrarem que estão acordadas, unidas. Os homens que se cuidem. Principalmente aqueles que gostam de abusar delas.
E falando em abusar. Valeu para dar o recado para o Baby Mad Bush. GO HOME! Aqui você não é Bem Vindo. Como em nenhum lugar do mundo. E se tivesse a decência, entregava o seu cargo e dava um tiro na cabeça. Faria um serviço para a humanidade.
Vou tentar postar algumas imagens aqui. Mais já deixo a sugestão de visita do
www.midiaindependente.org para saber mais infos. sobres os atos que rolaram no Brasil e fotos.
Cansado, com olhos ardentes e uma dor de cabeça,

Rodrigo Ciríaco

Nenhum comentário: