sábado, março 31, 2007

31 de Março de 1964... ops! 2007

Sinceramente, ando um tanto quanto inquieto por estes dias. E não são apenas os meus problemas rotineiros com a escola que me afligem.
O ápice da minha inquietação se dá com a proximidade de uma data: 31 de março. Pois “A verdade – é triste dizer – é que o Exército dormiu janguista no dia 31... E acordou revolucionário no dia 1º”, segundo palavras do general Cordeiro de Farias (1). Revolução, como chamam até hoje os militares ou Golpe de Estado - como eu prefiro - que implementou no Brasil uma Ditadura Militar que duraria 21 anos (1964-1985), que autorizou a Pena de Morte, institucionalizou a prática da Tortura (hoje condenada mas ainda praticada) e assassinou / desapareceu com milhares de pessoas.
Mais inquieto ainda fico, quando vejo a fundação de um novo partido, os DEMOCRATAS (olha que bonito!), antigo PFL (Partido da Frente Liberal), antigo PDS, antigo ARENA, partido de sustentação do regime militar, e quando este partido “renasce” com o objetivo de varrer do Brasil a ameaça “populista”, nas palavras do antigo presidente, o senador Jorge Bonhassuen e do novo, o deputado Rodrigo Maia. Os democratas querem atingir uma “Democracia completa, ampla, irrestrita”. Hã, isso lembra alguma coisa?



Vou me contorcendo um pouco mais quando vejo militares “aquartelados”, fazendo greve de fome, exigindo melhores condições de trabalho e blábláblá, etc (que pode sim ser uma causa justa) causando uma enorme crise entre poder Executivo x Militares x Sociedade Civil (burguesia), desmoralizando um Ministro da Defesa - civil. Sim, estou falando dos controladores de vôo. E quando nesta semana – entre os dias 30 e 31 de março – ouço falar de quebra da disciplina, hierarquia... vai me dando calafrios, vou ficando mais assustado. Em que ano estamos mesmo, 1964?

O ingrediente que faltava era dizer que o país está uma bagunça, sem voz de comando, sem presidente. Ou seja, se não tem ninguém lá, bota alguém! Pois bem, a deixa foi dada pelo Josias de Souza no seu blog: “De tempos em tempos, os presidentes da República são acometidos de um tipo mortal de ilusão. A ilusão de que presidem. Lula foi vítima de um desses surtos dois dias atrás. Exigiu que as autoridades aeronáuticas marcassem dia e hora para o fim do caos aéreo. Ainda não foi atendido. Não há de ser nada. Logo, logo Sua Excelência vai mostrar quem manda na palhoça. Marcará dia e hora para que seus assessores lhe informem o dia e a hora do fim dos transtornos.” Será que estão pensando em indicar alguém? Castelo Branco, Costa e Silva, Médici? Não, eles são modernos... Qualquer gerente tipo Alckmim ou Serra já serviria.

Sei lá, teorias da conspiração a parte, fico preocupado! Preocupado por conhecer um pouco da nossa história, preocupado com estas incríveis “COINCIDÊNCIAS”. Preocupado com os discursos, com os conchavos que acontecem entre os meandros políticos, gabinetes e quartéis.

Ainda bem – isso é ironia viu gente – que o Jango... ops! O Lula está nos EUA. Imaginem se estivesse na Venezuela, nesse momento? O CAOS VERMELHO!!! Seria impedido de retornar ao Brasil? Seria proposto o Parlamentarismo novamente?

Meus toscos pressentimentos e minhas teorias conspiratórias me dizem que a Crise nos Aeroportos, o Apagão Aéreo tem muito mais do que fragmentos de uma incapacidade/incompetência do governo em resolver os seus problemas, em investimentos em infra-estrutura e pessoal no setor, em blábláblá mas, claramente, uma ação política, bem organizada e orquestrada de desestabilização e desmoralização do Governo. Com apoio da Mídia. E sem simpatias ao Lula, da minha parte! Quem acompanha o Blog sabe que não estou simpático a muitas coisas que está fazendo mas, para mim coincidências não existem. Hum, cheiro de golpe? Cruz-credo, nem quero pensar nisso... Mas penso!

O fato de se lançar um novo partido para combater o avanço “populista (comunista?)” no Brasil/América Latina, um “aquartelamento” dos militares, a desmoralização de um ministro da Defesa Civil (será que seria feito isso com um militar?) e as falas no sentido de pedir o “comandante” da nação parecem a reprise de uma fita pouco viva na memória da maioria dos brasileiros e cujo “the end” foi ANOS DE CHUMBO.

Sinceramente espero apenas estar ficando um pouco mais louco e poder dizer que tudo isso não passa apenas de meus delírios...

Rodrigo Ciríaco

P.S.:
(1) em “A Ditadura Envergonhada” de Elio Gaspari – Cia das Letras, pág. 81 e 83. Para compreender um pouco mais destas minhas loucuras, seria interessante dar uma folheada na obra aqui indicade e em outras: “Estado e Oposição no Brasil / 1964-1984 de Maria Helena Moreira Alves. Ave, tem uma bibliografia bem grande sobre esse assunto mas, eu to com fome e passo depois.


Sobre a fundação dos DEMOCRATAS:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2703200708.htm

Sobre o blog do Josias:
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Sobre a Crise:
http:abra_qualquer_jornal_e_leia_com_o_mínimo_de_critica.com

Nenhum comentário: