quinta-feira, março 15, 2007

Desumanidades # 5

Seu Ricardo morreu porque não tomava banho
Sebastião Nicomedes

“Eu lembrei: Um dia um médico me salvou porque olhou pra mim e me chamou pelo nome. Hoje eu tomo banho.”

Fiquei pensando no que teria sido de mim se quando procurei um hospital precisando fazer cirurgia (eu que estava um bagaço de gente, mais sujo do que se possa imaginar). Nem meu nome falava mais. Eu fiquei lá entre os pacientes, sentado num banco de espera, encolhido, envergonhado, escondendo o rosto. Foi no hospital do Prai. O doutor Samuel olhou pra mim e me chamou pelo nome. Disse: ‘Vamos cuidar desse braço’. Se ele não me olhasse nos olhos e me tratasse como gente, talvez hoje eu nem estivesse mais aqui. Quando ele me olhou nos olhos e me chamou pelo nome, me salvou. Um médico pode salvar uma pessoa de várias maneiras. Hoje eu tomo banho e amo a vida. Seu Ricardo não teve a mesma chance. Que diagnóstico é esse? Os higienistas o julgaram indigno de tratamento e de um leito hospitalar. A sentença: morte. O crime: não tomar banho.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76692-5856-460-4,00.html

Nenhum comentário: