sexta-feira, outubro 31, 2008

UM LIVRO - A NOITE DOS CRISTAIS


Um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos. Sei que eu vivo falando isso, mas eu falo dos livros que realmente vale a pena ler. E A noite dos cristais, do Luís Fulano de Tal - Ed. 34 - é um destes livros que merecem ser folheados, saboreados. Lidos.

A primeira vez que ouvi falar do livro foi no DVD Vaguei nos livros e me sujei na merda toda, dos parceiros Allan da Rosa e Akins Kinte, quando eles se referiam ao livro para falar da Revolta dos Malês - levante muçulmano que aconteceu na Bahia em 25 de janeiro de 1835 - e fiquei muito curiosos para lê-lo. Pois bem, comprei o livro, comecei e só larguei depois de acabá-lo. Não tinha como ser de outro sujeito.

O autor auto-intitula o livro como uma novela. Mas bem pode ser lido como um romance-histórico, da melhor narrativa e qualidade. Conta a estória de um estudante brasileiro que, não tendo como viajar para FRA para aprimorar o seu domínio sobre o francês, vai até a Guiana Francesa (no alto da América do Sul). Lá, em uma pensão, ele descobre um manuscrito deixado por um negro, fugido da escravidão do Brasil no século XIX, e que era menino durante a revolta na Bahia. E este manuscrito traz detalhes sobre a vida na Bahia daquele período, costumes da população negra escravizada entre outras coisas.

Texto da melhor qualidade, o tipo de livro que já dá vontade de ler novamente, apenas de lembrar.

Vê se não fica moscando.

Nenhum comentário: