terça-feira, outubro 14, 2008

COMEMORAR O QUÊ?

amanhã é o dia dos professores. algumas pessoas acham que é uma data para celebração, comemoração. ou eu sou um cara muito pessimista e só vejo o lado ruim, negativo das coisas, ou deveria também comemorar. não sei porque mas não consigo.

a educação no brasil é uma das piores no mundo. e não sou eu, o "prof. rodrigo" que está dizendo isso. existem estatísticas que comprovam. se você é como eu que desconfia das estatísticas, procure uma das escolas públicas do seu bairro. confira você mesmo.

na minha escola, apesar de algumas mudanças nos últimos meses - como por exemplo na direção da escola -, parece que não mudou muita coisa. hoje tive que me estressar, e muito, com problemas de alunos do ensino médio no corredor da sétima série. aquilo parecia uma selva: alunos sem camiseta circulando livremente, chutando portas, abrindo hidrantes, invadindo em bloco e sem autorização a sala de aula, gritando, paquerando as minas e, por aí vai. a minha atividade de leitura e interpretação de um texto, foi pro espaço. pior ainda foi aguentar a agressividade verbal - quase física(!) - de um aluno que ficou puto comigo pois eu fui até a direção exigir que desse um jeito naquela situação. "pô professor, o senhor é folgado hein. tá querendo arrastar porquê?", ficava lá gritando o moleque de dezessete anos e maior do que eu do ensino médio querendo me encarar/intimidar. não deixei para trás e conversamos, como homem, dialogando, até porque eu não aceito essa agressividade sem motivo e gratuita. mas, eu começo a mudar o meu pensamento, por mais que doa: a partir de agora a escola pode estar caindo, os alunos colocando fogo, que eu vou fazer como todos: não vi nada, não sei de nada. acho que tenho esse direito também. até porque, "sozim, ninguém guenta"

porque falar não adianta. eu fico gritando para quem deve ouvir - não só aqui no blog, mas dentro das vias institucionais e burocráticas - e parece que eu falo com as paredes. pior: corro o risco de sofre punições administrativas. pior ainda: os alunos - os que tocam o puteiro e tão dominando a escola - estão começando a ficar com raiva de mim por tentar fazer algo que está além da minha competência (botar ordem em TODA a escola) e eu estou vendo que daqui a pouco vão juntar uns dois, três ou quatro e vai sobrar para mim.

enfim, amanhã não é um dia de celebração. não me sinto um profissional competente, não me sinto realizado, não me sinto realizando um bom trabalho. não apenas pelas minhas limitações intelectuais, pedagógicas, mas porque Educação, de verdade é só um bláblábláblá pra todo mundo, que diz que é importante só da boca para fora mas não estão nem aí.

e só para acabar pois o tempo aqui na lan house chegou ao fim, eu penso: celebrar o dia dos professores para que se ninguém mais respeita os professores? quem quer ser professor, de verdade, hoje em dia? quem?

conheço poucos. muitos só vestem o avental. estão longe de honrar com dignidade a profissão.

Um comentário:

Luiz Carioca disse...

mesmo assim, parabéns.
eu tenho vontade de ser professor, mas realmente ando pensando 10 mil vezes antes. sou publicitário por aptidão, mas acho que professor ée uma profissão muito mais digna e que combinaria muito mais comigo (não q eu seja muito digno...rs), mas acho q sei como se sente, vc fala, mostra q as pessoas vão se ferrar, mas elas querem seguir pro abatedouro, vc q é um estranho, perdido do seu mundo. é difícil, tbem faço minhas ações, e ultimamente tenho repensado muito sobre isso. nào é possível, as pessoas merecem o q tem, eu vou me concentrar nos meus filhos, na minha família, quem mais eu puder ajudar, ótimo, mas não dou mais murro em ponta de faca pra ser chamado de idiota.
abs