sexta-feira, março 21, 2008

fumar emagrece

Crâne a la cigarrette
Vincent Van Gogh - 1885


A provocação se deve a uma preocupação: meus alunos estão fumando demais na escola. Lembra do cheiro de xixi que ardia as narinas quando passávamos perto do banheiro da escola - principalmente a pública? Na minha escola era assim, o banheiro fedia a xixi. Hoje não. Ele fede a cigarro. Um grande cinzeiro público. A fumaça é tamanha que, quando se olha pra dentro, se tem uma visão embaçada. Neblina.

O assunto será tema do próximo jornal da minha escola. Alguns alunos querem discutir o que está acontecendo. O desafio agora é se aproximar das garotas. Sim, o caso mais crítico é no banheiro das meninas. Há um receio, por parte de alguns alunos que estão bolando a matéria, de serem tachados de dedo-duro, traíra. É legítimo. Mas a proposta da matéria não é para punir, fazer investigação, chamar a inquisição, denunciar. O contrário. Conversar. Dialogar. Entender. Acredito que é o meu papel enquanto professor. Não cabe a mim a tão esperada "resposta" (repressão), aguardada por alguns alunos e professores. Eu não sou polícia. Além do mais, só na porrada não resolvemos nada.

Conscientização, diálogo e informação é necessário. É preciso.

Nenhum comentário: