terça-feira, novembro 06, 2007

Caminhada Cultural: a Redenção



Depois que eu coloquei o post abaixo percebi que ainda não tinha falado de domingo.

Fora a falta de tempo, acho que precisava digerir também o que aconteceu naquele dia.

04 de Novembro de 2007. Pessoas vão se aglomerando em frente ao Largo do Socorro, próximo à esquina de uma padaria. São amigos de longa data, camaradas ou conhecidos. Poetas, escritores, donas de casa, crianças, cobradores, professores, vagabundos, fotógrafos, jornalistas, atores, músicos, traficantes - de livros -, enfim, toda a rapa vai somando.

Chove forte em São Paulo. A chuva que castiga a Primavera e antecipa as tão famosas "pancadas de verão". Alguns entoam o canto "Santa Clara clareoooooooôÔu..." E nada de clarear. Na verdade, tudo o que fazemos soa num tom dramático, sofrível. Somos periferia porra! Aqui nada é fácil.

E quem disse que uma caminhada cultural para inaugurar a Semana de Arte Moderna da Periferia tinha de ser.

Eu não tenho muito mais para dizer não. Só quem estava lá sentiu o que foi percorrer aqueles três quilômetros ao som de muita pancada no tambor, muita alegria, descontração, sorrisos, abraços e chuva. Chuva, chuva, chuva. Que apenas coroou a caminhada. A chuva foi a nossa redenção.

Ninguém ali sentiu a caminhada que, antes de percorrê-la, parecia longa demais. Difícil demais. E não foi. Por que "sozim ninguém guenta", mas estávamos juntos. Unidos. Em cor, coro e coragem.

Valeu família Cooperifa. Aquele dia ó: inesquecível.


Rodrigo

Nenhum comentário: