domingo, abril 08, 2007

Projeto

Literatura (é) Possível






fotos: alunos durante o Sarau na escola/2006


“- Que esperava com a mão pronta? Pois tinha uma experiência, tinha um lápis e um papel, tinha a intenção e o desejo - ninguém nunca teve mais que isto” (Clarice Lispector, A maçã no escuro).

Um lápis e uma folha em branco – nunca ninguém teve mais do que isto.

Acreditando na incrível sensibilidade lispectoriana, resgatada pelas palavras do poeta Affonso Romano de Sant’Anna (no texto publicado aqui no blog, “O lápis e a folha em branco”), gostaria de apresentar o projeto Literatura (é) Possível.

Primo-irmão de trabalhos feitos por Alessandro Buzo, Sacola, Dinha, Sérgio Vaz e outros tantos poetas-amigos pelas periferias afora, o projeto levará poetas e escritores para a escola EE Jornalista Francisco Mesquita, Zona Leste. Ao meu convite, oficinas mensais serão realizadas com os alunos não apenas para os escritores divulgarem os seus trabalhos, mas para demonstrar que aprender a ler, a gostar de Literatura pode ser uma coisa divertida, gostosa, possível. Alunos serão convidados a criar e se apresentar, compartilhar e vivenciar o fazer literário. Afinal, temos o lápis, a experiência e a folha em branco nas mãos. “Nunca ninguém teve mais do que isto”.

As sementes foram lançadas na primavera passada. E neste ano, em pleno inverno, será possível observar o florescimento de novos frutos. Semeadores não faltarão: Marcelino Freire, Sacolinha, Dinha, Alessandro Buzo, Allan da Rosa e Sérgio Vaz já estão confirmados. Vamos derrubar a bastilha e os cadeados das bibliotecas escolares. A Rosa do Povo contará as Primerias Estórias para os Capitães da Areia. Diremos Feliz Ano Velho para alienados e Alienistas. Faremos a nossa Descoberta do Mundo, a la TAZ.

Porque se em nossa escola-caindo-aos-pedaços pública, ainda que esquecidos, trancafiados, oprimidos e humilhados respiramos, a Literatura é Possível!

Mais informações em breve!


Rodrigo Ciríaco

Um comentário:

Anônimo disse...

a gente aguarda as novas. isso que é ovo de páscoa.

beijo