quinta-feira, abril 26, 2007

Tudo agora, tudo junto, ao mesmo tempo.

Estes dias tem sido de muita felicidade para mim, apesar do meu mau humor, uma dor de cabeça matinal - tipo de ressaca - mas não tem nada a ver com bebida, pois não estou bebendo por estas semanas, devido a um problema na garganta.
Bem, façamos igual ao Jack: vamos por partes - que humor tosco!

23/Abr - Segunda: Na segunda feira, consegui observar alguns girassóis, lírios, rosas e outras flores perfumadas na minha tão esburacada, perfurada e reformada escola. Explico: fiz o primeiro sarau do ano nas 5ªs séries. E foi lindo. O hino de abertura do Sarau não poderia ter sido outro: PERIAFRICANIA, do Gaspar do Z'África Brasil. Hino de abertura não, hino de guerra. E de re-humanização do ser humano, desbrutalização. Por que há uma coisa mais bonita do que uma criança de 11 anos com um livro de poesia nas mãos? Para mim não existe. Os alunos curtiram muito. Só o fato de saber que eles tomaram contato, muitos pela primeira vez, com os livros da Biblioteca e que nesta mesma semana já foram até lá para emprestar alguns títulos, é muito bom...

24/Abr - Terça: Outra magia: Eleições para o Grêmio Estudantil. Duas chapas disputavam a preferência. Evolução Mesquita e Evoluir e Reconstruir. Disputa acirrada, palmo a palmo, ou melhor, grito no grito. É, não deu para controlar muito bem o boca de urna. Mas foi muito legal o processo de votação, principalmente porque o filho da vice-diretora fez um programa no computador que permitiu que os alunos votassem diretamente nele. Isso mesmo, votação eletrônica.
Lindo foi ver a molecadinha do Ensino Fundamental, Ciclo I - 1ª a 4ª série votar. Aqueles pequenos, 07, 08, 09 anos exercendo a experiência de um direito democrático: o voto. Lindo era ver o sorriso deles de alegria após votar e confirmar o voto. É incrível - ou inacreditável - mas o sorriso confirmava que eles sabiam o que estavam fazendo...

25/Abr - Quarta: PARALIZAÇÃO. Quem ligou a TV ou leu jornal viu os mais de 10.000 professores reunidos em frente a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Eu também estava lá. O nosso querido governador, Serra-Serra-Serra-Dor, quer alterar as regras da Previdência Estadual, o que inclui professores titulares e não titulares. Bom, não quero me alongar sobre isso porque não foi o melhor da minha semana. Mas vale aqui o registro. Foi determinado GREVE a partir da próxima sexta, 04 de maio. Eu apoiarei. Veremos os próximos capítulos.

26/Abr - Quinta (Hoje): Estou moído, detonado, cansado. Mas um cansaço compensador. Não deveria trabalhar hoje, oficialmente, já que não tenho aula. Mas, como militante da educação - não apenas professor - havia combinado de fechar o Jornal dos Alunos da Escola hoje. Lá estava eu na minha escola, as 13hs, reunidos com os alunos para fechar a última máteria do jornal. E conseguimos. As 17hs - quatro horas depois - fechamos o texto! E ficou ótimo. É muito bom trabalhar com essa galerinha, na verdade 06 meninas, "super poderosas", comprometidas, interessadas, que desde que eu cheguei na escola me fizeram a proposta do jornal, a qual abracei com carinho, e até agora vem me trazendo gratas e boas surpresas. Depois de 07 semanas de trabalho, a primeira edição do jornal está quase pronta. Falta alguns detalhes finais. E como estou feliz com isso. Feliz por vê-las acreditar num projeto. Feliz por este estar se concretizando. Feliz por acompanhar o desenvolvimento, transformação e evolução - minha - e delas. Estou podrinho, mas feliz...

O que vira amanhã?

Tudo agora, tudo junto, ao mesmo tempo. Será que eu aguento?
Vamos indo...

Rodrigo

Nenhum comentário: