quarta-feira, janeiro 10, 2007

Ação Higienista da Prefeitura!

Folha de São Paulo - Cotidiano
São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Praça da Sé terá canteiros antibanho

Fossos foram projetados para dificultar o acesso ao espelho d'água, onde moradores de rua da região costumam se lavar
Espaços serão preenchidos com terra muito úmida e plantas, terão largura mínima de dois metros e bordas em forma de cunha
FLÁVIO FERREIRADO "AGORA"

A praça da Sé, que terá sua reforma concluída pela prefeitura até o final deste mês ou o começo de fevereiro, vai ganhar canteiros ao redor do espelho d'água, concebidos para dificultar o acesso a ele. Antes do início das obras, em 2005, a lâmina d'água costumava ser usada para banhos por moradores e crianças de rua.Os engenheiros encarregados pelas obras chamam os fossos de "canteiros alagados". Ao todo, serão construídos 16, com alturas entre 30 cm e 60 cm, ao redor do espelho d'água. Pelo projeto, um sistema hidráulico fará com que a terra dos canteiros esteja sempre molhada. Na superfície serão colocadas plantas que vivem em terrenos com muita umidade.O projeto inclui outras barreiras para dificultar o acesso à lâmina d'água. Os canteiros terão largura mínima de dois metros e suas bordas terão a forma de cunha, para impedir que alguém tente se equilibrar nelas.Apenas dois trechos do espelho d'água não terão canteiros alagados ao seu redor. É porque o desnível entre o piso e a água será de 2 m em um dos locais e de 3 m no outro.Os canteiros antibanho lembram as rampas antimendigo construídas pela prefeitura na passagem subterrânea que liga a avenida Paulista à Doutor Arnaldo. Os pisos inclinados, com superfície áspera, desalojaram os moradores de rua que costumavam dormir nesse local.A medida foi tomada em setembro de 2005, pelo então prefeito José Serra (PSDB), sucedido no começo de 2006 pelo seu vice, Gilberto Kassab (PFL).Em 2005, quando a reforma da praça da Sé foi anunciada, seu projeto já incluía mudanças destinadas a desestimular a presença de moradores de rua.Um exemplo era a remoção dos vãos entre os canteiros, que acabavam servindo de abrigo para moradores de rua e desestimulando a circulação de pedestres pelo interior da praça.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1001200717.htm


Prefeitura diz que reforma visa segurança
DA REPORTAGEM LOCAL
A assessoria de imprensa da prefeitura negou que o projeto de reforma da praça da Sé tenha criado um "fosso antimendigo". O objetivo da reforma, de acordo com a assessoria, foi melhorar a segurança para os usuários do local.Porém, a assessoria afirmou que o projeto da reforma também teve o objetivo de dificultar o acesso aos espelhos d'água instalados na praça.Antes, conforme a prefeitura, os canteiros eram altos e isso criou locais onde as pessoas podiam se esconder, o que aumentava a sensação de insegurança dos usuários.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1001200718.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Rodrigo:

Não seria mais correto, enquanto não se dá dignidade a esse povo, colocar uns chuveiros na praça?

Carlos - meiotom