sexta-feira, março 21, 2014

DAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS

Definitivamente, o melhor da escola são os alunos. Eu tenho pena dos educadores que não conseguem enxergar a beleza e potencialidade desta relação, conflituosa sim, mas que traz aprendizado e crescimento sem tamanho.

Sou muito feliz enquanto educador por ter conseguido estabelecer uma relação de respeito, confiança e troca com muitos educandos. Alguns deles tornaram-se amigos pessoais, que hoje frequentam minha casa, brincam com minha filha, colaboram com as atividades artísticas e pedagógicas que realizo.

Tudo isso pela alegria de ter ganho um beijo no rosto e um abraço. E a aluna dizendo para mim que vai pedir o meu livro de presente de aniversário para os pais. E que a mãe dela gosta do meu trabalho. Tem presente mais gratificante que este.

Fique um pouco preocupado - mas não consegui dizer - que o meu livro, ainda, talvez não seja adequado para ela. Por ela ter apenas 10 anos, pela temática ser muitas vezes conflituosa, agressiva: forte. Por ela ter tempo para saber e conhecer mais afundo estas dores da vida. Mas não consegui. A única coisa que pensei naquele momento e tive certeza: é que preciso escrever mais para crianças e adolescentes. Tenho que produzir mais coisas focadas para este público. E deixar algumas questões políticas e sociais, que são muito importantes, mais equilibradas com estes outros trabalhos.

É como disse Guevara: "hay que endurecer, pero sin perder la ternura, jamas". Ou: temos que "endurecer", mas sem perder a ternura, jamais. E as crianças precisam de carinho, ternura e muita arte em suas vidas.


Rodrigo Ciríaco

Nenhum comentário: