domingo, março 24, 2013

LITERATURA SEM FRONTEIRAS - DIÁRIO DE BORDO - 33o SALÃO DO LIVRO DE PARIS - FRANCE


foto: Natália Barbosa

Hoje, 24 de março de 2013, será um dos dias mais importantes da minha breve carreira literária. Explico: vou participar do 33º Salão do Livro de Paris.

O Salão do Livro é um evento muito importante na cidade francesa, um dos mais importantes na Europa. Tanto que a embaixada brasileira na França tem um estande montado, para divulgar a literatura brasileira. Fica num grande centro de exposições da cidade-luz. Uma porrada de editora gigantesca. Uma porrada de autores “famosos”. E um número imenso de leitores nos corredores,

Este ano, 06 autores brasileiros foram escolhidos pela Embaixada, para participar de atividades: Ronaldo Correia de Brito, Paloma Vidal, Suzana Montoro, Andrea Del Fuego, Marçal Aquino e Ana Maria Machado. Eu e Ferréz viemos em parceria com a embaixada, com apoio do edital vencido pela Editions Anacaona junto a Fundação Biblioteca Nacional.

De todos os autores, apenas eu e Ferréz representamos a literatura marginal-periférica. De todos os autores, apenas eu nunca fui publicado por uma grande editora. De todos os autores, apenas os meus livros não estão no estande.

Mas o tráfico tá rolando solto nos corredores, isso eu posso garantir – rs.

Pra mim, é um momento único, totalmente marcante, afinal, quantos autores brasileiros, com pouco mais de 06 ANOS de carreira, numa caminhada totalmente INDEPENDENTE, já tiveram seus textos TRADUZIDOS  – e publicados – para o francês, alemão, italiano e espanhol? Quantos já tiveram, neste tempo de carreira e caminhada, a possibilidade de VIAJAR e divulgar seu trampo na Alemanha, França, Bélgica, Itália? Quantos puderam participar de um SALÃO DO LIVRO, com status e reconhecimento internacional como o de PARIS?

Quem souber, me diz aí. Tô achando quase caso único – rs.

Mas por outro lado, bate uma apreensão. Já consegui voos altos, coisas loucas demais com meus textos, minha caminhada. Mas eu sei que ela tem uma extensão, e eu vejo que to chegando no limite do caminho. Posso avançar, mas pra isso preciso da estrutura de uma editora comercial, de um agente literário, coisas que até pouco tempo atrás não visualizava mas, que agora, entendo melhor. E daí que é foda.

Cadê?

Por isso, o momento único. Oportunidade grande de estar em exposição do meu trabalho. Quem sabe, alguém está lá, entende tudo isso e, sei lá, aparece alguma coisa, uma proposta interessante, respeitosa. Digna. Definitivamente, quero me aprofundar ainda mais no meu trabalho como escritor. Finalmente, comecei a escrever o meu primeiro romance e, acredito muito que vou fazer coisas bacanas ainda neste caminho.

Mas não basta estar preparado, tem que ter oportunidade. Hoje, vou tentar fazer a minha no laço.

O que queria era dividir este importante momento. E pedir que me desejem: MERDA!

Direto de Paris, 12:00, de 24 de Março de 2013.

Rodrigo Ciríaco

Nenhum comentário: