domingo, dezembro 12, 2010

ATIVIDADE PRA LER - MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA - QUINTA, 09.12

Nesta quinta-feira pela manhã, a convite do PraLer - Prazeres da Leitura - instituição ligada a Poiesis, da Secretaria de Cultura, fui realizar uma atividade com alguns homens e mulheres do Portal do Futuro, abrigo que fica na região central e que acolhe pessoas que estão em situação de rua.

A proposta da atividade era visitar o Museu da Língua Portuguesa, que está com uma exposição sobre Fernando Pessoa (RECOMENDO!) e na sequência, desenvolver uma atividade ligada a experiência do prazer da leitura, neste caso, da Literatura.

A atividade aconteceu de uma maneira bem bacana, com a participação ativa da maior parte dos convidados. Particularmente, o momento mais emocionante foi no final, quando uma senhora veio me abraçar e me dar um beijo. Explico: esta senhora estava no grupo em que fizemos a monitoria. E por conta de um problema - deficiência visual - ficou ao longo de toda a atividade um pouco de lado, de canto, sem querer conversar, entrosar com as pessoas, incluindo o monitor, que certa hora fez uma atividade com ela e ela recuou, se escondeu. E no final, depois de tudo, ela veio abraçar e dar um beijo.

Entendi aquilo como se a mensagem do prazer da leitura, do respeito, da cidadania tivesse sido atingida. E acho que foi.

No mais, acompanhem algumas fotos abaixo.

Queria agradecer a Mônica Cardim pelo convite e ao Raphael, do PraLer, pela paciência e parceria. Precisando, estamos aí.

Abraços,

na entrada do Museu, instruções gerais

exposição de Fernando Pessoa: belíssima

detalhe da exposição

detalhe da galera

1o. e único livro de Pessoa, publicado em vida,
digitalizado

grupo atento a monitoria

no espaço do café,
explicando a proposta da atividade

conhecendo a galera

atividade: Quem nós somos?

interação, entrosamento

produção

interesse

mão na massa

divisão dos resultados

Nenhum comentário: