quarta-feira, maio 28, 2008

"NÃO DÁ PÉ, NÃO TEM PÉ NEM CABEÇA..."


É com pesar que vi no sítio do uol na tarde de hoje que o escritor Austregésilo Carrano faleceu, devido a uma infecção provocada por um câncer no fígado (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u406211.shtml).

Austregésilo ficou conhecido por conta do seu livro "Canto dos Malditos", que inspirou o filme de Laís Bodansky, o "Bicho de Sete Cabeças". Ambos narram a história de um adolescente que é pego pelo pai, pois fumava maconha, e é internado numa instituição psiquiátrica para realizar "tratamento".

Austregésilo mostrou a violência praticada dentro desta Instituição e se tornou um dos principais militantes da Luta Antimaniconial, em âmbito nacional.

Eu o vi há uns dois meses atrás, autografando livros na praça Benedito Calixto. Estava magro, abatido, mas não sabia que estava doente.

Perdemos um grande ser humano e um grande escritor. Triste.

"É tão estranho, os bons morrem jovens..."

2 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável...

R.Canto.

Eulália disse...

Conheci este homem uns nove anos atrás, num bar da Vila Madalena. Estava com a Ivony, éramos bem novas. Ele, com mais dois rapazes. Conversamos a madrugada inteira. Também fiquei muito triste quando soube do acontecido, ademais porque, depois de ter conversado com ele li O Canto dos Malditos, assisti o filme, e tragicamente a história remete a uma situação da minha família paterna - três tios com o mesmo histórico no interior paulista: drogas, internação, dependência, cárcere, torturas, e um deles com morte na própria instituição psiquiátrica. Sensação muito forte de interrupção fora de hora, de caminho trilhado até o meio, e mais que isso, um carinho muito grande dirigido de repente a nenhum lugar. Tentando manter a fé de que a trajetória não acabe aqui neste planeta, e que essa alma forte encontre outras formas de espalhar sua luz.