quarta-feira, outubro 24, 2007

quem não sabe, ensina.

hoje é quarta. um dia antes de quinta. e vejo que a minha última postagem foi quinta passada. quase uma semana sem publicar nada. enfim. não peço desculpas. chega de desculpas. para aqueles - se é que existem - que ainda acessam este blog, saiba que este será o funcionamento dele até o final do ano. final de outubro, novembro, quarto bimestre. fica tudo uma loucura. minha vida e a escola.

segunda-feira deveria ter ficado um pouco feliz por conta da escola. fiquei, mas só um pouco. explico: desde junho havia pedido uma verba - $$$ - para a coordenadoria de educação para: 1 - imprimir o jornal que fazemos na minha escola e distribuirmos gratuitamente e 2 - conseguir transporte para levar os alunos ao Museu da Língua Portuguesa. tudo relacionado aos projetos que desenvolvo na escola, jornal e literatura. pois bem, o dinheiro veio. bem atrasado, diga-se de passagem. mas veio. o duro é que tenho um prazo de um mês para gastar o dinheiro e, além de tudo, não será possível aproveitar toda a verba. motivo: tempo. só no estado essas coisas acontecem (?).

ontem não foi um bom dia na escola. não consegui preparar as minhas aulas, pois no lugar tive que fazer um levantamento das minhas nove salas dos alunos que estão com perigo de serem retidos por faltas. e não são poucos. além do levantamento, analisar a situação, um por um, dos mais de 300 alunos que tenho, tive que elaborar trabalhos de compensação de faltas. enfim, deu trabalho. perdi a noite da minha segunda feira e a manhã da terça. poderia ter me preparado melhor, ter preparado a minha aula. não consegui. o resultado foi uma aula medíocre. como eu não gosto. fico frustrado, não consigo envolver os alunos. o tempo não passa. odeio fingir que estou trabalhando, principalmente dentro de sala.

fora isso, várias coisas chatas aconteceram ontem: de manhã uma aluna veio reclamar que um menino estava brincando com o seu boneco dentro da sala - não foi na minha aula. depois, em outra sala, um aluno deu um soco bem dado na cara de uma outra aluna - 5ª série. a marca aparecia através do rosto corado, inchado e vermelho. em outra sala, também de 5ª série, um aluno estava assustando os outros mostrando uma arma. ainda bem que era de brinquedo. mas parecia de verdade. fora as outras coisas que relatei acima. enfim, ontem o caos estava instalado na escola. não quero a ordem, mas espero que as energias criativas e criadoras hoje possam se instalar e gerar um pouco mais de estabilidade, tranquilidade; produção, aprendizado e conhecimento.

e o que que o título tem a ver com tudo o que escrevi?

é que ontem estava pensando, como sou um cara frustrado. não por fazer o que faço. gosto. queria fazer melhor. talvez o tempo me traga isso. mas sou frustrado por que o meu sonho era ser músico. ou ator. desisti no meio do caminho por perceber que não tinha o dom. não levava jeito, não conseguia. e fazer por fazer nunca foi comigo. hoje em dia escrevo. mas nem isso faço por que levo jeito. escrevo por que preciso. e pronto. gostaria de ser um escritor, mas não sou. sou uma pessoa que gosta de escrever.

e já que não soube fazer bem aquilo que estava nos meus sonhos, o que gostaria de ter feito, sobrou a opção: ensinar. por que parece que é isso, quem não sabe - ensina. veja como está a nossa educação e pense.

Nenhum comentário: