sexta-feira, dezembro 15, 2006

Sobre livros, críticas e otras cositas más...

Quem me conhece sabe que quando quero não poupo as farpas na língua. Crítico mesmo! E não fico dando falsos sorrisos, ou me tornando sociável a quem não gosto não. Mesmo.
Na escola em que dou aula sou conhecido como um ser anti-social pelos meus outros colegas. Mas isso não vem ao (a)caso agora.
Digo isso porque nestes últimos dias, alguns amigos vem pedindo críticas, comentários a minha pessoa sobre os seus trabalhos. Será que a minha opinião vale qualquer coisa? Desconfio.
E digo: é difícil pra caralho criticar quem eu gosto! De verdade! E não vejo isso como uma coisa boa não, nem falta de sinceridade. É um defeito. Dificuldade (e cuidado) quando falar do trabalho amigo e alheio. Comentei isso com Marcelino, por conta da boa crítica que Pedro Borges (http://pborges.my1blog.com/) fez sobre seu trabalho e seus textos. Vale a pena conferir.
.
.
E ontem eu tava lá na Roosevelt, no (re)lançamento do Zona Branca, de Ademir Assunção (http://zonabranca.blog.uol.com.br/index.html). No começo tava uma chatice só, mas a culpa foi minha porque eu cheguei as 20hs em ponto e esqueço que poetas (não o Ademir), artistas convidados sempre atrasam. E eu não conhecia ninguém, então fiquei sozinho sentado à mesa, confortavelmente junto a original cerveja. Depois chegou o Marcelino, o pessoal da Poesia Maloqueirista, Ana Rusche e alguns outros conhecidos e que conheci. Aí ficou melhor...
Na verdade a parte chata ficou boa (a partir da segunda cerveja) porque tive sossego para ler a entrevista de Manoel de Barros na Caros Amigos e o Zona Branca, recém comprado do Ademir, os poemas e uma das entrevistas do final do livro. Gostei muito principalmente a partir do capítulo(?) 04 para frente, mas o livro todo é muito lôco.
Transcrevo um dos poemas que mais gostei. Pág. 45


a farsa do amor

1

olho seco de cobra
morta -
chuva muito fina
agulhas
na carne viva

& você diz Amor
(velha senha secreta)

lambe as feridas
com língua de lixa

& tranca o trinco da jaula


2

não tente esse truque
outra vez

seja mais suja
meu doce amor

espete um alfinete
no olho do gafanhoto

toque fogo
nas asas de um anjo

capture vivo um ET
& o leve a um talkshow

mas não tente prender os lobos
quando for lua cheia


e pra quem quiser conhecer outros blogs de personas citadas aqui, aí vaí:
Ana Rusche: http://peixedeaquario.blogspot.com/
Maloqueiros: www.poesiamaloqueirista.blogspot.com/

e até!

Nenhum comentário: