sábado, abril 12, 2008

Evento amanhã, na CASA DAS CALDEIRAS

"O Samba Pede Passagem na Casa das Caldeiras"

A Casas Caldeiras abre suas portas gratuitamente para a segunda edição das Pílulas de Cultura Feira Preta. Apresentando um novo contexto: no projeto "todos os domingos" o público tem a chance de passear por seus espaços, conhecer a história do edifício de maneira lúdica, numa visita monitorada ao Patrimônio . Poderá também assistir às apresentações dos artistas em residência, se surpreender com eventuais espetáculos, performances, oficinas, ciclos de palestras e pesquisa, documentação artística e cultural.

Para o próximo domingo dia 13 de abril o Projeto Pílula de Cultura Feira Preta, apresenta a edição especial de samba, trazendo manifestações artísticas afro-brasileiras, exposições de caricaturas e fotos, exibição de curtas, intervenções poética, entre outras atividades culturais.

O projeto Pílula de Cultura Feira Preta, surgiu a partir do evento Feira Preta, e apresenta uma proposta criativa e engajada com o seguinte questionamento:

"Qual o espaço da cultura negra hoje?".

O intuito da projeto é levar manifestações artísticas, voltadas para a cultura negra contemporânea que normalmente não estão presentes nos grandes circuitos culturais e ao mesmo tempo provocar uma reflexão sobre o espaço que a cultura negra tem ocupado na sociedade brasileira em seus diversos setores, que ultrapassa os limites das artes e dos esportes.


A segunda edição, recebe um projeto montado especialmente para essa Pílula de Cultura Feira Preta. Tendo como tema o " Samba Pede Passagem", convidamos integrantes das comunidades do Samba da Vela, Samba do Cafofo, Samba da Laje e Comunidade de São Mateus que reproduzirão um autêntico Terrero de Samba, apresentando compositores tradicionais e renomados, como Cartola, Clara Nunes, Geraldo Filme, além de resgatar grandes nomes da Velha Guarda que estão esquecidos.

A Intervenção artística ficará por conta da exibição do documentário "Samba à Paulista, fragmentos de uma história esquecida". O vídeo documentário realizado pelos alunos da ECA e FFLCH em março de 2005 retrata a peculiaridade do samba de São Paulo, contando a história da vinda do negro para capital e sua ocupação marginalizada no espaço urbano.

Além disso a revista GRAP fará uma intervenção poética homenageando Luis Gama, grande poeta, abolicionista e advogado autodidata. A Revista GRAP é uma coletânea poética e visual de jovens talentos revelados na periferia que propõe o complemento da poesia com as Artes Visuais em formato de revista.

Será montada uma pequena mostra fotográfica do Samba da Vela e ainda, exposição do grafiteiro Thiago Vaz que ilustra através de técnicas de grafite, caricaturas de ícones da música negra brasileira.

Convide os amigos, traga a família, venha cantar e dançar com a gente, e desfrute de um domingo cultural e intimista, sinta se em casa, ou melhor em um grande terreiro de samba...
Realização: Casa das Caldeiras, Parceria: Pretamultimidia, Patrocínio: Societe Generale – Instituto de Responsabilidade Social, Ministério da Cultura – Lei de Incentivo a cultura e Apoio: Ação Educativa

Para mais informações:

Dia 13 de abril (Domingo)
Horário: Das 15 às 20h
Entrada: Livre e Gratuita
Casa as Caldeiras: (Espaço De Dinâmicas Artísticas E Culturais)
Avenida Francisco Matarazzo 2000 - Água Branca

Tel/Fax: Pretainfo (11) 3031-2374 e Casa das Caldeiras: 3873-6696
E-mail: cultural@casadascaldeiras.com.br ou feirapreta@uol.com.br
Site: http://www.casadascaldeiras.com.br/


VALET PARK NA ENTRADA


P.S: As Pílulas de Cultura, não é a feira e sim um desdobramento da Feira Preta, ou seja um novo projeto mais conceitual e mais intimista, na verdade é um manifesto cultural, questionador e reflexivo. Para que vc vista essa causa, no dia estaremos comercializando uma linha de camisetas, criada especialmente para esse projeto



P.S.: quem quiser colar, eu estarei por lá, depois das 16hs, pra curtir o evento e retirar um exemplares da revista GRAP - Graffiti e Poesia - na qual tive a honra de participar, junto com alguns outros guerreiros da Cooperifa. Então, té mais.

Nenhum comentário: