segunda-feira, novembro 20, 2006

Dia da CONSCIÊNCIA NEGRA

São Paulo, 20 de novembro de 2006. Acabo de chegar em casa. Estou radiante, feliz! Não vim de qualquer lugar. Vim de um Ato, uma manifestação. Uma celebração: o Dia da Consciência Negra.
Uma das Avenidas mais capitalistas – e racistas, afinal, capitalismo e racismo estão ligados – parou hoje, quando aproximadamente 20.000 (Vinte Mil !) pessoas celebravam o dia da Consciência Negra, a Resistência Palmarina, que também é negra, pobre ou periférica.
Você pode me perguntar: poxa, mais você não é negro, o que estava fazendo lá? Prefiro a esta pergunta do que a afirmação de uma aluna, outro dia: Professor, para que eu vou querer saber de consciência negra, eu sou branca!
Eu, milhares de negros(as) e não negros(as) estávamos lá para dizer não ao Racismo. Dizer não a discriminação, a esta segregação racial e social disfarçada de “democracia racial”. Estávamos lá para dar um basta! Chega! Estávamos lá para reconhecer a importância do negro, de sua história, de suas tradições, sua religião e sua cultura para a história do povo brasileiro. Estávamos lá lutando por liberdade, igualdade e justiça.
E eu estava lá porque ACABAR COM O RACISMO NÃO PODE SER UM ASSUNTO APENAS DE NEGROS, ou qualquer outro grupo social, cultural, religioso que seja discriminado. É UM ASSUNTO DE TODOS E TODAS. Se é o branco que discrimina, que não emprega o negro, não lhe paga salários justos, não o reconhece como capaz, não valoriza sua cultura, sua história, é aos brancos que temos que também falar. Nosso discurso de tolerância e justiça precisa ser divulgado a todos(as), não importa a sua cor.
Aliás, a cor nunca importa. Importa o caráter, a atitude. O Respeito, a humildade. A valorização do ser humano. O conceito na quebrada!
E lá não faltaram pessoas de responsa e conceito, veja as fotos.
E o negro é lindo, sabia!
Festa bonita como a de hoje, com respeito, solidariedade, trocas de sorrisos e alegrias me lembrou um de meus momentos mais bonitos de minha vida: o Fórum Social Mundial em Porto Alegre, 2005 e a marcha de abertura: mais de 200.000 (duzentas mil !!!) pessoas, sem brincadeira.
Lindo. Pacífico, humano. Rebelde, Contestador. Como o dia de hoje foi.
Como só podia ser!
Viva o dia 20 de Novembro!
Viva a luta do povo Negro! Viva Zumbi dos Palmares!
Hasta la vitória, siempre!

Nenhum comentário: