sexta-feira, maio 16, 2008

AUSÊNCIA SENTIDA

Minha Diretora é Incompetente. Ausente. Ela não cuida, não administra a escola. Ela não se responsabiliza pelo espaço. Pelo Público. Ela não se importa com o pátio sujo, com as salas de aulas sujas. Ela não se importa com as mesas meladas, manchadas, quebradas. E são tantas, à vista, espalhadas pelos corredores.

Ela não se importa se bebemos, se comemos. Se cagamos. Talvez, ela não se importe inclusive que nós sejamos seres humanos. Pois no banheiro não há papel. Não há papel para o rosto, não há papel higiênico. Cagou? Limpe com a mão o cu.

A minha Diretora não se importa com nada, nada nada que, se tratando da escola, os professores não tem sala de aula. Quando tem, não tem lousa. E quando não tem lousa, não tem giz. Nem um tiquinho de Giz. Nem Giz branco, azul, laranja, verde. Simplesmente, não tem.

A minha Diretora é tão ausente, tão ausente, que os alunos não a conhecem. Eles não sabem quem é a Diretora da Escola. E por isso, vão à forra. Fazem o que querem. Desrespeitam inspetores, desrespespeitam professores. Desrespeitam até a tia da Cozinha. E andam à vontade pela escola, e fumam cigarro no banheiro, e fumam maconha e dão "tiros" no banheiro. E pegam as salas de aula que não tem aula porque não tem lousa e porque não tem giz e fazem um motelzinho. Pegação geral. De manhã são os alunos do Ensino Médio com as meninas da sexta, sétima-série. De tarde é a molecada da sexta com as meninas da terceira, quarta. Você sabia disso, mãe? Você sabia disso, pai? Que o ambiente que deveria proteger e educar e formar os seus filhos na verdade é um pequeno drive-in? Motelzinho?

Tudo bem, minha Diretora não é tão incompetente. Não é tão ausente. Não é tão filha-de-chocadeira. Ela de vez em quando vai na escola. Dá uma olhada, vê a zona, e sai fora. Vazada. Mas antes ela assina o ponto. Sim, marca todos os dias que não esteve, marca todas as horas que não esteve como se lá estivesse e vai embora. Porque ela tem outros compromissos além da escola. Ela tem filhos, casa. Ela tem outro emprego. Você não gostaria de ter dois empregos e trabalhar em um? Trabalhar em um e ganhar por dois? Então, ela faz isso.

Hoje teve reunião na escola. A Diretoria estava presente. Os professores estavam presentes. Parecia que a Justiça estava presente. Porque todo mundo estava de saco tão cheio que resolveu dizer algumas verdades. Todo mundo resolveu dizer algumas obviedades. Todo mundo resolveu falar dos problemas da escola. Que ela estava suja. Que não tinhamos um papel sequer para limpar a bunda. Que não tinhamos giz. Que os alunos fazem o que querem. Que os alunos fumam, cheiram se drogam e se perdem. Que os alunos estão trepando dentro da escola. Que aquilo já não era uma escola, que estava muito difícil trabalhar, parecia tudo perdido. Inclusive ela, que devia estar se perdendo quando se colocava a caminho.

Achamos que a Justiça seria feita. Achamos que a verdade seria aceita. Achamos que o mundo seria melhor, ficaríamos felizes...

Doce ilusão. Isso não é um conto de fadas, é a vida real. E a vida é feia, suja e injusta. Os espertinhos vencem. Os bons, os sinceros, os justos, se fodem. Muitas vezes perdem o pescoço. E foi isso que aconteceu.

Eu perdi meu pescoço. Eu disse para ela que ela não trabalhava, ela falou pra eu tomar cuidado. Eu disse para ela que ela não fazia nada, ela perguntou se eu tinha bastante aliados. Eu disse para ela que não era mentiroso quando ela me disse que eu estava falando inverdades e, perdi a cabeça. Ela saiu rolando. Despencou sobre a mesa, cambaleou sobre o meu colo e foi para o chão. Rolando, rolando. E eu dizendo, "socorro, socorro!" mas eu não fui socorrido. Eu estava sozinho. Na verdade, eu não tive o apoio de ninguém.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai, parceiro,parece que os resquicios dos anos de ditadura neste País,ainda estão bem presentes,e a cidadã,que é Diretora da escola que vc da aula,ajuda a alimentar esta ideia.

Véio.

É fé na tabua;e pé em DEUS.

Zeca.Um Abraço.

Anônimo disse...

Mano baguio ta osso na escolaonde se trampa , hein??

To ligado que vc é um guerreiro de fé e não vai desistir nas adversidades.

Força! Não tema aqueles que constroem seus castelos nas colunas da mentira, pois esses se erguem mais caem, é questão de tempo e resistência.

Já as rochas ...

Um abraço

Michel