segunda-feira, maio 12, 2008

TERRA DE NINGUÉM

na vida, há poucas coisas que me deixam com tanta raiva, triste, revolta e deprê quanto a injustiça. é algo que pega no estômago, fica embargado na garganta, dolorido no corpo. me deixa angustiado.

no profissional, há poucas coisas que me deixam tão putos quanto o anti-profissionalismo. a picaretagem. a falsa cumplicidade com o Público - tanto o material quanto o Indivíduo - e o fato de ter alguém que atrapalhe o seu trabalho. algumas vezes, impeça-o.

pois ambas as coisas acontecem comigo, em um único lugar: a Escola. e as vezes eu canso. as vezes eu explodo. mas, no fundo eu gostaria de conseguir uma solução para resolver.

na minha escola, ambos os problemas acontecem por uma coisa simples: Direção. simplesmente não há Direção. e se não há direção, ficamos à deriva. perdidos.

tudo bem, você poderia me dizer. se não há direção, ótimo. tomemos nós a direção. foi isso que eu pensei. e é isto que eu venho tentado fazer mas, daí você descobre que sim, há uma Direção. mas ela é anti-profissional, irresponsável e ausente. para fazer alguns elogios.

só para dar uma idéia: este funcionário público - no caso funcionária - deveria cumprir 40 horas semanais. se trabalha 15 horas por semana, é muito. o horário de entrada é as 08:00hs. Hoje eu saí as 11:00hs e esta não havia chegado. e é normalmente assim, na terça, na quarta, na quinta, na sexta. e se você chega lá, muitas vezes as 15hs, 16hs, esta já foi embora.

agora pegue o livro-ponto na secretaria da escola. tudo lindo, muito belo. sem nenhuma falta, nenhum atraso. nenhuma ausência no prontuário. o funcionário público perfeito.

a consequência disso? bem, pra começar as condições de minha escola, que aqueles que visitam este blog já conhecem - e ainda assim, a Direção assinou o recebimento da obra, dando o OK - além de salas abandonadas, cadeiras e carteira quebradas jogadas em todos os cantos, espaços ociosos abertos e sem ninguém fiscalizando - onde os alunos fazem uma espécie de "motelzinho". isso por cima. além de outros absurdos.

hoje, o que me deixou puto a ponto de pegar minhas coisas na quinta aula e ir embora foi que, em plena segunda-feira a sala dos professores estava imunda. sujeira no chão, sujeira sobre a mesa. sujeira. fui ao banheiro, não havia papel - nem higiênico nem para as mãos. detalhe: estamos há um mês sem papel. fui separar o meu material para aula e, não havia GIZ. o cúmulo do absurdo, uma escola sem GIZ. "tudo bem", não ter lousa. agora, giz?!

e pra ajudar, em duas salas não havia porta. os alunos de outras salas, circulando livremente. passando pela minha porta, chamando os meus alunos, atrapalhando a minha aula. e, nada. tudo lindo e maravilhoso.

e quem deveria estar cuidando da administração do espaço escolar, devia estar dormindo sob dois edredons, bem quentinha nesta hora. enquanto eu lá, me matando, tentando dar a minha aula, e não conseguindo me concentrar, concentar a atenção dos alunos, desenvolver o conteúdo, raciocínio.

só queria saber o que se faz para tirar os maus funcionários públicos dos serviços Públicos? porque é absurdo. o pior é que, denunciar, não resolve. a primeira coisa que vão pedir é o livro-ponto e, como eu falei, a secretaria age como "comparsa" dessa picaretagem, ou seja, vai parecer que tudo é lindo. e eu sou o mentiroso.

o pior é que a pessoa é ruim demais para estar onde está. já fez cagada demais. atrapalhou demais o profissional e a vida das pessoas da referida escola. e não foi embora. pelo contrário, faz o que quer, chega a hora que quer e, tudo bem. a escola vai mal? culpa dos professores. a escola está suja? culpa dos funcionários. os alunos não aprendem? também, são burros. não interessa se não temos giz, se não há detergente, produtos de limpeza, sacos de lixo. não importa se não há o estabelecimento de um espaço educativo.

sinceramente, a educação está uma merda. tenho algumas sugestões do que fazer para resolver mas, é difícil.

não se faz omeletes sem decepar alguns pintinhos.

Nenhum comentário: