domingo, junho 07, 2009

TE PEGO LÁ FORA - UM ANO!


Quarta-feira, 11 de junho de 2008. Há exato um ano atrás, eu lançava o meu primeiro livro: o "Te Pego Lá Fora", pelas edições Toró.

De lá pra cá, muita coisa mudou. E nada mudou. Do muito que mudou, foi eu. Da minha ingenuidade. Dos medos, receios. De achar que a publicação de um livro poderia fazer a diferença para a Educação. De que as pessoas iriam se incomodar, discutir. De que abriria novas janelas para o diálogo, para a mudança.

Que nada. Nada mudou. Ou pouco, que ficou até imperceptível. A nossa educação pública ainda está uma bosta. O governo fazendo cada vez mais cagadas. A mídia e a sociedade ignorando. Os profissionais que aguentam ficar na escola, sofrendo. E os alunos? Não sei o que será do futuro dos alunos.

Mas ainda assim, valeu. Se tivesse que fazer, faria tudo de novo. Tentaria fazer melhor. Pois o livro foi importante, em primeiro lugar, para mim (isso já deveria bastar, não?). Para eu não enlouquecer. Para manter um pouco da chama, da vontade de permanecer, de lutar. Se bem que ultimamente ela está falhando. Cansa dar murro em ponta de faca.

De qualquer forma, o livro está aí. Nas ruas. Em algumas escolas. Centenas ainda em casa, devido a 2ª edição. Acabei de pagar anteontem a última parcela da gráfica. Agora, é batalhar pra vender, pra repor o tutu, porque a conta tá em sinal vermelho, faz tempo.

No mais, agradecimentos, novamente à todos que me apoiaram. Ao Silvio Diogo, ao Allan da Rosa, o Mateus Subverso. A Yili pelas ilustras; A Dinha, Sacola e a Lu pelos toques. À Marcelino Freire, pelas dicas, pelas leituras dos textos. Ao Poeta, Sérgio Vaz, pela linda apresentação - ele diz que é uma das mais bonitas que ele fez, e eu concordo. E a Cooperifa, por ser escola, de literatura, de vida. Por ser exemplo.

No mais, estamos na luta. Algumas vezes firmes que nem prego na gelatina, mas prosseguindo.

Salve.

R.C.

Um comentário:

PENSAMENTOS VADIOS disse...

Rodrigo,

Parabéns!

Abs.

sérgio vaz