da estação Penha, de onde o grupo de minha escola partiu, passando pela Sé, Paraíso e, finalmente, no Trianon-Masp, professores. professoras. aliás, principalmente professoras. caminhando e cantando. e apitando. e protestando. e batendo panela. eu, no caso. e enchendo. enchendo e enchendo a Avenida Paulista. que ficou pequena.
teve um momento que eu pensei que o Governo ia dizer que o Metrô estava com problemas e ia ser parado, apenas para dificultar o acesso das pessoas ao MASP.
porque não parava de chegar gente. duas, duas e meia. três, três e meia, quatro horas. sol forte na cachola. e chegava. chegava, chegava, chegava. primeiro, vão livre do MASP tomado. depois, vão e duas faixas da paulista. depois, vão, e um lado inteiro da paulista. depois, vão e dois lados da paulista tomados. depois, Avenida Paulista de São Paulo parada.
fazia tempo que eu não via isso acontecer. principalmente no caso de paralisações.
e não foi uma questão de intransigência. foi como um maremoto, tsunami de gente que, não tendo mais espaço, vai ocupando o espaço que tem. o espaço que cabe. a polícia tentou, fazer cordão de isolamento, segurar. mas o efetivo policial era pequeno - talvez pela crença de que o ato seria esvaziado - que não deram conta. não teve jeito. a única solução foi a ocupação.
que foi tranquila, ainda bem. pequenos problemas isolados, agressividades, que não se tornaram nada maior. todos e todas seguraram bem a onda. e atingimos o nosso objetivo: parar a cidade para que ela olhe para aquilo que a sociedade julga como o maior bem de um país. a EDUCAÇÃO. e as pessoas putíssimas, por causa do trânsito, do atraso do ônibus, daquele mar de gente, algumas vezes perguntavam: "o que eu tenho a ver com isso?" e eu me perguntava: o que você não tem a ver com isso, né cara palida? EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE É UM DIREITO DE TODOS. MAS TAMBÉM UM DEVER. é constitucional. está na L.D.B. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96), está no E.C.A. - Estatuto da Criança e do Adolescente: é dever da família, da sociedade e do governo zelar por uma boa educação.
e boa educação começa com VALORIZAÇÃO e RESPEITO aos profissionais envolvidos nisso. VALORIZAÇÃO começa com BOA REMUNERAÇÃO. RESPEITO começa com políticas públicas competentes e eficazes, que atendam e resolvam os problemas da população. e nada disso temos.
é fato, não é criação: o PSDB (Partido da Social-Democracia Brasileira) está há 16 ANOS(!) GOVERNANDO O ESTADO DE SÃO PAULO. Gestão MARIO COVAS, GERALDO ALCKIMIN E JOSÉ SERRA. 16 ANOS é muito tempo. daria para se fazer muita coisa. se fosse um partido coerente, com uma política pública de governo coerente, teriam transformado a Educação. tempo e recursos, para isso, tiveram. mas como dentro do próprio partido eles não se entendem, cada mudança de personagem, mas não de cena, eles faziam uma cagada diferente. mas não serena. e não eficaz. e chegamos aonde chegamos. profissionais da educação desvalorizados, desmotivados e culpabilizados por sucessivos GOVERNOS INCOMPETENTES e IRRESPONSÁVEIS.
nós, profissionais da educação, temos nossa parcela de culpa, sim. por ter aceito tamanhas atrocidades passivos, pacíficos. por não termos gritado suficiente, brigado suficiente. lutado suficiente. mas como nem tudo está perdido - ainda -, esse é o momento de dizer: basta! chega!
SEXTA-FEIRA, 19 DE MARÇO. a cidade vai parar. novamente. e vocês, tod@s, estão convidados a parar conosco. a paralisar até o osso. a gritar. batucar, protestar. a exigir: uma EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. tenha certeza:
"AMANHÃ VAI SER MAIOR!"
ver a fonte das fotos, e outras: clica AQUI
Um comentário:
A ocupação da Paulista ontem por professores indignados, por motivos mais do que justos, foi linda de se ver e de se sentir. Pena que a adesão à greve e à manifestação pelos colegas da minha escola foi mínima. Está difícil manter a greve no interior de uma escola sozinha (só eu parei). Não sei até quando permaneço, já que nem se caracteriza como falta por greve...
Mas estar lá ontem foi ótimo: ao meno por um dia, deu orgulho de pertencer à categoria dos professores do estado de SP.
Abraço. Mei.
Postar um comentário