segunda-feira, março 30, 2009

ELITE DA TROPA


sexta-feira fui fazer comprar no mercado. coisa básica, não queria gastar mais do que vinte reais. mas é inevitável passar pelo setor de livros, dvds e otras cositas. é quase uma compulsão, não posso negar, mas eu só vou atrás das promoções. principalmente quando a grana tá escassa.

foi quando eu vi o livro "elite da tropa". valor: R$ 9,00. sim, apenas nove reais. até nem acreditei que era verdade, botei no carrinho. tive vontade de ler o livro durante a febre do "tropa de elite", mas não comprei. não era uma de minhas leituras prioritárias e, o $$ na época, mais de quarenta reais, não era nada atrativo.

pois bem, fui passar pelo caixa, a moça avisa: "o livro tá com preço errado". sabia. já estava preparado pra brigar, por conta da etiquetona gigante marcando nove reais, quando ela falou - "tá marcando nove mas passou oito reais e sessenta e nove centavos..." se é pra menos tudo bem, eu falei.

tudo isso pra dizer que li o livro em dois dias. é um livro ágil, prosa direta, objetiva e cortante. aliás, até demais. na primeira parte, "diário de guerra" dividida em espécies de contos, é o BOPE navalha na carne. duro. é de doer. quem achou o filme forte, não leia o livro. os autores conseguiram transmitir uma imagem viva da tensão e da crueldade do batalhão. é pesado. e real, por isso a dor.

a segunda parte, "a cidade beija a lona", mostra a politicagem, a corrupção, a bagunça que ronda as polícias - não só no rio de janeiro - os acordões com o tráfico, os políticos; a g(r)ana pelo poder a qualquer custo, a qualquer preço e por aí vai.

não esquecendo que, a polícia, é uma instituição. que os policiais são servidores públicos e, como professores e agentes da saúde - médicos, enfermeiros - vivem em condições estressantes de trabalho com salários mal-remunerados, tendo que muitas vezes que fazer jornada dupla - ou tripla! eu lembrei e pensei: putz, o buraco é sempre mais embaixo.

falamos mal da polícia - e temos que falar, dos MAL PROFISSIONAIS, que não são poucos - porque eles tem uma arma nas mãos, e podem matar; falamos mal dos profissionais da saúde, porque eles tem a cura nas mãos, e podem matar e, fiquei pensando: qual o estrago que um professor pode fazer?

sei lá, divagação pura este texto. a cabeça a mil, pensando em muita coisa ao mesmo tempo, na escola, nas obras super-faturadas, nos cinismos, nos professores de porta (depois eu escrevo mais sobre eles) nas crianças não-alfabetizadas, nas enganações com a qual nos iludiamos no dia-a-dia e, queria dizer que apesar de tudo, o livro vale a pena ser lido. até para vocês ficarem confusos como eu estou agora.

mesmo porque ficar assim é bom pra caramba!

r.c.

4 comentários:

Érica Peçanha disse...

Fala aí em qual mercado você comprou...

Anônimo disse...

Ai ,Rodrigo o pessoal da Prefeitura ta batendo forte nas pessoas em situaçõa de rua vamos ter uma runiaõ na sede da ocas",NESTE sABADO,SE NÃO ME ENGANO AS 9:00 HRS,VAMOS TER QUE TOMAR ALGUM POSICIONAMENTO EM RELAÇÕA AO QUE ESTA ACONTECENDO.

eSTE kASSAB É DA gESTAPO,POREM ELE NÃO TEM CONHECIMENTO QUE A RESSISTENCIA FRANCESA É CAPAZ DE FAZER.

hASTA LA VITORIA SIEMPRE.

aBRAÇO.ZECA.

r.c. disse...

Oi, Érica. É que eu não queria fazer propaganda gratuita - rs.
Mas foi no Carrefour da pça. Alberto Lion. Se quiser, me dá um toque que eu posso pegar um pra ti, ok? Abs

r.c. disse...

Salve, Zeca.
Infelizmente não poderei comparecer. A minha frente de batalha mudou a direção, agora está na educação, você sabe. Mas força na luta e mantenha-nos informado, sabe que quando possível a gente vai tá junto e misturado.