domingo, outubro 26, 2008

ELEIÇÕES 2008

para mim, política é a arte de mudar o mundo. ponto.

apesar de sim, em diversos momentos ter ojeriza a política, principalmente a institucional e a partidária, também cada vez mais eu tenho a certeza de que devemos nos interessar mais na política. nos envolvermos mais em assuntos políticos. pois não adianta ficar apenas do lado da janelinha vendo esses caras tocar o barco e apenas reclamar. precisamos fazer. precisamos mostrar que sabemos fazer. de maneira mais competente, justa, muito melhor que eles.

estou triste com a derrota de Marta para a prefeitura. para ser mais preciso, o sentimento mais verdadeiro é de raiva. mas tudo bem.

não que Marta Suplicy salvaria São Paulo, não que Marta Suplicy é a melhor candidata que existe, não que a Marta não tenha cometido algumas gafes, erros. mas com toda certeza, dentro os candidatos apresentados era a mais preparada, a mais aberta ao diálogo com as classes trabalhadoras e populares; era sim a candidata que poderia fazer um governo voltado ao combate a injustiça, a desigualdade social. um governo para transformar a nossa tão precária cidade.

o sentimento é de derrota. mas é passageiro. política não pode ser jogo de perde e ganha, espera quatro anos para jogar novamente. política se faz no dia a dia. política é disputa, é conversa, é discussão. como disse, política é a arte de mudar o mundo. e o mundo está mudando, todos os dias, temos que acompanhá-lo. temos que modificá-lo. não podemos simplesmente ficar ao seu doce sabor, temos que prová-lo, dar dicas para melhorar a receita, meter a colher, o pitaco, sem deixar azedar.

não posso deixar de comentar algumas cenas esquizofrênicas desta campanha:

primeiro: o acordão, parceria entre PT e PSDB em Belo Horizonte. o que é aquilo?

segundo: dos 06 anos que trabalho como mesário na seção eleitoral, nunca vi tanta criança acompanhar os pais na hora da votação. muita, muita criança. influência dos políticos que vão votar com neto, sobrinho, amigo do vizinho; cachorro, gato, papagaio, periquito.

terceiro: você deve achar bonitinho, um monte de criança junto, votando mas não quando acontece o que aconteceu hoje - e não foi apenas uma vez. uma mãe - ou pai - virando para o filho de quatro, cinco anos e perguntando: -"filho, em quem a mamãe vai votar?

- no kassabinho.
- tem certeza?
- sim, no kassabinho, no kassabinho!"

este segundo turno, deveria ter três candidatos. se assim fosse, o resultado seria outro:
Marta: 39%
Kassabinho: 41%
Gilberto Kassab: 20%

de qualquer forma, devido à grande rejeição que há para o PT em Sampa - e isto tem um motivo que deve ser pensado e refletido- a Marta perderia para um boneco, para um sabão em pó, ou para qualquer outro produto que os competentes marqueteiros da campanha do Kassab desejassem vender. e aí vem a questão que abri este assunto: política é a arte de mudar o mundo.

que política estamos fazendo?

bom, que o Kassab, prefeito finalmente eleito, faça um bom governo. que cumpra as suas promessas de campanha, que beneficie, melhore a vida das pessoas, enfim, faça o seu dever, faça o seu papel, cumpra com a obrigação que lhe foi entregue a partir dos milhões de votos recebidos.

mesmo porque, se tropeçar, se vacilar, se der mancada, muitos estarão de prontidão vigiando e cobrando. eu serei um deles.

agora, quem diria: o PFL, Partido da Frente Liberal, de Antônio Carlos Magalhães (o Toninho Malvadeza), Jorge Bonhaussen; o antigo Arena - hoje Democrata - governando São Paulo.

que merda.

2 comentários:

Anônimo disse...

O kassabinho levou, mas o povo agora vai levar um kassabão!!!
Ai , meu Deus!!!

r.c. disse...

Ai, ai, ai, ui, ui - rs.