domingo, junho 22, 2008

A COISA MAIS BONITA DO MUNDO


A imagem mais bonita do meu sábado de sol e chuva, acordado as cinco da madruga pois eu tinha que trabalhar na escola foi o olhar de um aluno da oitava série. Sim, o Olhar do aluno. A gente lá, fazendo a leitura e conversa da música "Cidadão", cantada por Zé Geraldo, "Tá vendo aquele edifício moço? Ajudei a levantar. Foi um tempo de aflição, eram quatro condução, duas pra ir duas pra voltar" e ele atento, concentrado, sentado em frente a minha mesa. Estávamos em poucos - quem quer ir para a escola sábado de manhã, repor aula? - todos estavam bem juntos, e ele levantou o rosto. Ficou olhando pra mim mas, não me via. O olhar trespassava a minha pessoa, varava a lousa, parede atrás de mim, cruzava o pátio, percorria as grades e outros muros da escola, alçava vôo e sobrevoava a quebrada, cruzando o Morro do Querosene, o Buraco Quente, todas as casas, quebradas, becos e vielas. E eu olhando para ele, ele olhando para mim, sem me ver. O olhar do meu aluno, suspenso como ele, subia, vendo a Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, toda a Zona Leste, cidade de São Paulo, Estado, Brasil, o Mundo e subia vendo as coisas por cima, várias coisas que antes ele não entendia, e passou a entender tanto que depois de uns cinco segundos de estado pasmo ele chegou a dizer: "Putz, muito lôca essa letra, né professor?" e vertiginosamente desceu caindo na real dentro da alma localizada no seu corpo sentado na primeira carteira da segunda fileira da sala cinco, de uma escola estadual, não se sentindo mais o mesmo.
Ali, dentro daquele olhar, eu vi alguém desvelar o conhecimento. Com certeza, está entre as sete maravilhas do mundo. Juro pra você. Eu vi.

5 comentários:

Anônimo disse...

Salve Rodrigo!

"Nós que ficamos" continuamos na luta para que esses olhares continuem à procura de respostas. Olhares mágicos que paracem realmente nos dizer que Literatura é possível, que nós queremos o impossível.

Tamo junto guerreiro.

Abraços!
(Quirino)

Eulália disse...

:)

r.c. disse...

Salve, Leandro. Valeu.
Acho que gostou da leitura do livro - rs.
Abraço,

Anônimo disse...

Opa.
Gostei muito do livro.

Vou deixar nosso blog. De uma olhada por lá ...

www.projetogriots.blogspot.com

Abraços
Leandro

Silas disse...

lindo esse texto.