segunda-feira, janeiro 29, 2007

SARAU da Cooperifa - LIVRO / Edições Dulcinéia Catadora, Janeiro de 2007


Sábado, 27 de janeiro de 2007 foi um dia muito especial para esta humilde pessoa.

Após uma almoço preparado por mim e pela Tânia aos meus pais, e uma longa conversa com o meu pai na qual pude descobrir outras histórias de minha raiz caipira e nordestina, fomos eu e a Tânia ao SESC Pompéia para o lançamento do livro "SARAU da Cooperifa", pelas Edições Dulcinéia Catadora (mais informações nos históricos abaixo).

Em outubro conheci o projeto-irmão da Dulcinéia, a Eloisa Cartonera (Argentina) durante a Balada Literária, organizada pelo Marcelino Freire. Particularmente, fiquei fascinado com o trabalho. Não sei se por conta de que já desenvolvi um trabalho com pessoas em situação de rua (Ocas" www.ocas.org.br), e o projeto trabalha com catadores de materiais recicláveis, ou foi a produção artesanal de suas capas, que dão um caráter particular, único a cada um dos livros mas, fato é que me encantei! Comigo mesmo pensei que gostaria muito de publicar um livro com meus poemas neste formato, nesta edição. Pois bem, sonho realizado! E não foi um simples sonho. Estou ao lado de outras pessoas fantásticas, uma família que me acolheu e que faz-me sentir menos deslocado neste mundo louco e confuso em que vivo(emos).

O "SARAU da Cooperifa" é um livro que vem presentear a todos que trabalham com Amor, Raiva e Sinceridade para transformar não apenas a periferia, mas todos os periféricos, sensibilizados e/ou marginalizados por este sistema podre que aí está, que concentra e exclui, que competi e não solidariza.

Parabéns aos participantes. Parabéns ao Sarau da Cooperifa e todos os Cooperiféric@s. Parabéns ao Javier, Fernanda, Lúcia, tod@s os membros da Eloísa Cartonera / Dulcinéia Catadora e ao Marcelino Freire por propiciar este encontro. E que novos frutos sejam distribuídos, como objetos de (des)gosto, "doce ou amargo, depende de quem saboreia".
E como diz o meu grande Poeta da Periferia: É tudo nosso!!!
Abaixo, meu poema publicado:
OUTROS 500

O que chamam de descobrimento
Eu dou por invasão
O que chamam de conquista
Eu dou por destruição
O que chamam de encontro
Eu dou por extermínio
O que chamam de civilização
Eu dou por latrocínio
O que chamam de religião
Eu dou por uma desculpa
E o que chamam de tragédia
Eu dou por nossas vidas.
Rodrigo Ciríaco
SARAU da Cooperifa. Coletânea de poemas. Edições Dulcinéia Catadora. Ano 2007. São Paulo, SP. 32 páginas. Participações: Sales de Azevedo, Rose Dorea, Robson Canto, Daniela Meira, Tadeu Lopes, Mavot Sirc, Márcio Baptista, João Santos, Jairo (Periafricania), Dinha, Rodrigo Ciríaco, Sérgio Vaz e Allan da Rosa.

Nenhum comentário: