segunda-feira, setembro 14, 2009

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

salve, povo.

sábado estive no Centro Cultural da Juventude, na Zona Norte de Sampa, Vila Nova Cachoeirinha. a convite do IPJ - Instituto Paulista da Juventude, fui participar de uma palestra com o tema "Ensino Médio Obrigatório: solução ou problema".

a discussão foi bem bacana, girou em torno da qualidade do atual ensino médio brasileiro - uma extensão apenas do ensino fundamental - a questão da necessidade de uma revisão do currículo, qualidade de ensino, condições de trabalho, comunicação (ou a falta) entre direção x professores x alunos, entre outros.

na sequência, fiz uma breve exposição sobre o meu trabalho na escola, principalmente o relacionado à literatura e ao teatro, além da leitura de alguns contos do meu livro. a galera presente curtiu.

e ainda tivemos a apresentação de uma esquete do grupo "Tal & Pá", daqui da Zona Leste de Sampa. eles estão fazendo um trabalho de pesquisa bem interessante sobre a cultura caipira do interior de São Paulo, e farão uma apresentação neste final de semana. peguei alguns convites para ver e, de quebra, vou levar uma turminha do teatro comigo. integração artística, troca de experiências.

no mais, foi isso. aproveitando pra avisar que agora em outubro vou participar de outras três palestras/oficinas: uma a ser confirmada no dia 13/10, outra já confirmada no dia 17/10, no Tenda Literária, com o tema "a Literatura Marginal na sala de aula", e ainda no dia 21 de outubro, estarei numa mesa da II Mostra Cultural da Cooperifa.

seguimos na batalha. alguns dias vencendo.

r.c.

Um comentário:

Rogerio Pixote disse...

Boa Ciríaco, Literatura Periférica na sala de aula, essa conversa muito me interessa.

Abço.