segunda-feira, outubro 16, 2006

Educador ou Professor, eis a questão?

rodrigo ciríaco

Não sei se sou um educador.
Não sei se sou um professor.
O que sei apenas
é que no primeiro ano oficial de minha função
por todos os dias me ocupei
com esta profissão,
seja na reflexão ou na prática.
Encarei salas de aula
corredores, encontros pedagógicos,
mães, pais, alunos e professores.
Meu trabalho era
desenvolver uma disciplina,
A História,
mas o meu ofício
muito mais de mim exigia.
Precisava ser exemplo,
conciliar conflitos,
exercitar o diálogo,
aceitar a diferença,
provocar os alunos.
E por que não os professores?
Buscava sabedoria,
Disciplina, diálogo,
Tolerância e respeito
A mim e aos outros
Tarefas nunca fáceis.
Muitas vezes tive medo,
E o medo me impediu de dar aulas
me gerou insegurança, faltas.
Fez eu desejar
que outro profissional
ocupasse o meu lugar
pensando que faria
melhor do que seria.
Algumas vezes gritei,
Outras, desesperei.
Nesses momentos, abri o jogo,
Quando fraco, fui sincero
e quase chorei.
E nestes mesmos momentos
onde encontrava opressão
da mesma moeda vi a outra face
a compaixão
Vi o aluno
Vi o humano
Vi o ser-alguém.
Algumas vezes cometi injustiças.
Desavisado, fui cobrado a ser juiz
Ora executor, ora sensato,
Eu também fui carrasco
Mas procurei redimir os meus erros,
Aceitar a minha culpa, pedir desculpas.
Pago pelo excesso, não pela omissão.
O que não fiz foi
deixar de acreditar naqueles
Garotos e garotas
Dos 11 aos 54 anos,
Ainda que não falassem,
Ainda que não me ouvissem,
Ainda que muitos não soubessem ler e escrever
- e como isso é duro
para quem está há anos na escola -
Mas eu procurei entender seus sentimentos,
ler sonhos,
somar desejos,
dividir frustrações, tristezas e
multiplicar utopias.
Não deixei de estudar minhas aulas,
me preparar para as atividades
e tentar levar um pouco mais
de poesia,
seiva da vida
Com o ofício de ensinar
muito mais aprendi,
só ainda hoje não sei
se sou um educador
ou se sou um professor.
Sinceramente,
daquilo que entendemos por educação
a discussão sobre esta rotulação
faz-se imprescindível ser
o menor de nossos conflitos.

Nenhum comentário: