terça-feira, fevereiro 13, 2007

MOBILIZAÇÃO da Comunidade ESCOLAR

Comissão de Reforma
Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita

* Carta Aberta à Sociedade *

A existência de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade é notoriamente reconhecida em Declarações Internacionais, na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) como fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, humana, tolerante e democrática.
Os Pais, Alunos, Funcionários, Direção e Professores da Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita tem por objetivo comum, dever e compromisso público, zelar pelo efetivo exercício deste processo educacional, em todos os níveis de Ensino.
Infelizmente, a qualidade do Ensino, a Saúde, a Segurança e a íntegra Formação de todos os cidadãos envolvidos no processo educativo está seriamente ameaçada com as atuais condições físicas e estruturais existentes em nossa escola. Problemas relacionados à cobertura da mesma provocam constantes alagamentos dentro das salas de aula e corredores em dias de chuva, embolorando paredes, lousas e danificando mesas e carteiras, patrimônio Público. As permanentes infiltrações nas paredes ameaçam o teto e instalações elétricas, sendo algumas tomadas e interruptores desativados devido ao risco iminente de curto-circuito. Além disso, a Quadra, utilizada para a prática esportiva e outras atividades não pode ser usada, devido ao risco de queda de telhas e a ausência de proteção em suas laterais.
Este quadro drástico exigiu o fechamento de 07 (sete) salas de aula, de um total de 18 (dezoito), a fim de resguardar a segurança de alunos e dos profissionais da educação em horário de serviço, além da readequação de outras salas (laboratório, direção e sala de informática) para que todas as salas de aula possam ter a garantia de funcionar neste ano letivo.
A situação poderia ser ainda pior se não fosse do conhecimento público desta comunidade escolar a aprovação de uma reforma para a EE Jornalista Francisco Mesquita no valor estimado de R$ 600.000,00 (Seiscentos mil reais), publicado no Diário Oficial do Estado no mês de Novembro de 2006. Porém, até o presente momento, não se teve início ao processo de Reforma da Escola e, agora, com o início do Ano Letivo de 2007 e com alguns dos problemas aqui apresentados, não temos mais condições nenhuma de esperar.
Através do trabalho conjunto de Pais, Alunos, Direção, Funcionários e Professores da EE Jornalista Francisco Mesquita, foi instaurada uma Comissão para acompanhamento da Reforma na Escola, com o intuito de que as reivindicações e necessidades da Comunidade Escolar sejam atendidas e para que possamos finalmente trabalhar, com condições dignas e adequadas, por uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.
Sendo assim, esta presente Comissão solicita imediatas providências as Autoridades competentes para que se tenha início a Reforma da Escola e o atendimento deste nosso apelo, nada mais do que um Direito, constitucionalmente garantido!
Sem mais,

Comissão de Reforma
EE Jornalista Francisco Mesquita
São Paulo, 12 de Fevereiro de 2007
______________________________________
VEJA FOTOS DA ESCOLA NOS HISTÓRICOS ABAIXO.
Rodrigo Ciríaco

Nenhum comentário: