domingo, fevereiro 20, 2011

MOVIMENTO - CULTURA DA ZL

hoje, na zona leste de sampa, mais especificamente em Ermelino Matarazzo, estivemos reunidos com um representante da secretaria estadual de cultura, para conversar sobre Oficinas Culturais para a região de Ermelino, ZL.

pra quem não sabe, Ermelino Matarazzo é um bairro que possui mais de 120.000 mil habitantes aproximadamente e NENHUM equipamento cultural, como teatro, casa de cultura, centro cultural ou similares.

apesar do Estado não participar - muitas vezes jogar contra - a região conta com diversos coletivos atuantes, e não é de agora. a diferença é que, de um tempo pra cá, estes coletivos vem se reunindo, se ajudando, trocando figurinhas. formaram uma rede: o Cultura da ZL.

entre as ações, a gente já conseguiu sentar com alguns representantes importantes dos poderes municipal e estadual na cobrança e na respostas para um melhor atendimento cultural da quebrada.

a casa de cultura ainda está distante. mas, algo genérico e paliativo está a caminho. e hoje, reunidos as 10hs da manhã com vários coletivos e o Aldo Valentim, responsável pelas oficinas culturais, tivemos um bate-papo interessante. e acertos também.

vários artistas, educadores da região apresentarão projetos para a secretaria de cultura do Estado e este, após análise, irá contratar alguns oficineiros da quebrada para realizar atividades. ou seja, um trabalho que a gente já vem desenvolvendo. com gana. na raça. a diferença é que, agora, seremos remunerados pra isso. o que é bom.

conversamos bastante sobre a preservação da autonomia dos coletivos, andamentos e distribuição das atividades, entre outros. acho que vai sair.

da hora.

só pra dar um toque: ninguém aqui é bonzinho. governo e artistas estão fazendo apenas sua obrigação, colocando na prática o papel (direitos e deveres) de cada um para o melhor atendimento da população e de suas necessidades, culturais, artísticas, políticas.

que fique bem claro: isso é política pública. não política de governo x, y e z.

e que as coisas estão acontecendo porque nós, os coletivos culturais da zl, estamos nos organizando e mexendo os pauzinhos. a não ser muita chuva e granizo, nada cai do céu.

poder popular prevalecendo. sempre.

r.c.

Nenhum comentário: