segunda-feira, maio 17, 2010

LITERATURA PERIFÉRICA VIVA!

ontem foi um dos dias mais bonitos que eu já acompanhei nesta curta caminhada dentro da literatura periférica. e quando falo bonito, não é um mero adjetivo. foi bonito mesmo. imagina. mais de sete horas ouvindo poesia. sim, pode até imaginar que uma hora cansa. e cansa mesmo. mas é como o gozo, extasiante, em que você cai, por não aguentar mais, de tamanho prazer.

primeiro, um sarau na estação de trens metropolitanos santo amaro. reunindo sarau da ademar, da brasa, cooperifa e elo da corrente. mais de cinquenta poetas, de quatro coletivos diferentes, reunidos no mesmo lugar. mais os transeuntes, os passantes, os ficantes. gente que vai e vem. pára, escuta, brinca, tira um barato. mas ouve, a poesia viva que chego no trem. mas não fica na estação. ela vai. penetrando lentamente no ouvido do povão. pra acostumá com mais essa vibração. lôco, lôco, lôco.

mas o melhor ainda estava por vir. de lá, as seis da tarde, fomos em bonde (ou bando) para o sarau da ademar. uma galera chegando, uma outra já lá, mandando bala e esperando. e tinha o pessoal do sarau do binho, da vila fundão. e depois chegou do sarau femina. perdeu as contas? vâmo vê de novo como ficou então:

- cooperifa, sarau da ademar, do binho, da brasa, elo da corrente, femina, vila fundão. não tá bom? mais de oitenta poetas, de várias quebradas de sampa, reunidos em um único lugar. é ou não é a hora da nossa virada? ou alguém realmente imaginava que isso seria possível, que a gente chegaria, juntos, até aqui. nem nos meus sonhos mais bonitos. e fico feliz. saudosista pelos que passaram, ficaram pelo caminho. acha que isso é só um movimento de "egos" e pá. fazer o que, meu rapá? só te digo: não somos um exército de um homem só. estamos juntos. misturados. é tudo nosso. se não for nóis toma. palavra. poder para o povo. um por todos, todos por um.

foi dá hora! sem ainda acreditar no que aconteceu,

r.c.

3 comentários:

Robson Canto disse...

Irmão olha a parte boa, se alguns não ficassem no caminho do que vc iria falar?
Sua literatura é ótima.
E que seu talento nunca seja sufocado pelo seu ego

Tânia Canhadas disse...

Fico feliz quando sinto que está feliz!

De Lourdes disse...

Final de semana inesquecível mesmo!
Virada Poética a mil grau!
abraços!