“Não dá conta, não começa.” Assim disse o meu professor, Julio Groppa Aquino. E outras pessoas já me falavam coisas semelhantes sobre o livro. Grande Sertão: Veredas. Coisa profunda, verdadeira. Sagrada. Mas não desse Sagrado em que se deve obediência, em que não se pode contestar, ou mesmo olhar nos olhos. Um sagrado assim, profano.E nas bandas do final de abril, eu me propus a arriscar a leitura. Pegava algumas horas livres, que eram poucas. Refiz a minha iniciação em João Guimarães Rosa. Reli alguns contos de Primeiras Estórias. Reli alguma coisa de Sagarana: A hora e vez de Augusto Matraga. Bobagem. “Toleima”. Não há nada que te prepare para Grande Sertão. Nada.
Sabe por quê?
“Viver é muito perigoso.” Um suicídio? Não, perigo mesmo. E mistério. E que mistério é esse que faz um homem produzir um livro como Grande Sertão: Veredas. Pois conto. Estava numa angústia de não aguentar mais o livro. Não por ser ruim, - longe disso - mas por eu querer ver logo o desfecho da estória. A rixa final entre os cangaceiros, os jagunços; Riobaldo, Diadorim, João Goanhá, Marcelino Pampa, Fafafa contra os H(h)ermógenes, os judas. Arre! Página 350, ontem, não mais me aguentava. E fui. Das 13 as 19 horas, lendo o livro. Só parando pra respirar. E beber água. E as veredas, cortando as veias do sertão da gente. E mistério. Porque esse livro minha gente significa genialidade e mistério.
E mais não tenho dito.
Não há o que se dizer. Só que Grande Sertão me mudou. Alguma coisa lá dentro, no fundo não bateu. Estou oco. Oco, como nunca estive. E os gritos ressoam. Por que o que dá pra sentir no final desse livro é isso. Tristeza profunda, solidão. Nada medonho. Sinais de vida. Ainda vida.
E João não escreve. João pinta com as palavras. Escreva isto. E confira você mesmo, se for capaz. Por que encarar o Grande Sertão não é para qualquer um. Sertão é universo.
Quem quer olhar pra dentro de si?
6 comentários:
oi, ciríaco!
enviei um e-mail te convidando pra participar da FLAP (flap2007.zip.net).
aguardamos!
beijo
Ei!!! Se eu soubesse fazer blog, seria como o seu. Bom Demais!
Beijos!!!
dinhaaaaaaaa!
se quiser eu te ajudo - rs
beijos
oi ana,
recebi o email e já respondi, confirmando a minha participação.
beijo
Rs!!!!
Vagabundo!
se o título desse post for a frase final do livro, ou coisa que o valha, eu vou ficar muito brava contigo...
bjos.
Postar um comentário