sábado, março 17, 2012

ADEUS AZIZ...


Morreu nesta sexta-feira o professor de Geografia da Usp Aziz Ab'Saber.

Aziz era uma daquelas pessoas extraordinárias, figura que se destacava entre os chamados "notáveis" da USP. Honra concedida a poucos, como Marilena Chauí, Antonio Candido.

Assisti a algumas palestras de Aziz quando fazia o meu curso de história, na FFLCH. Mas um de seus atos que mais me impressionou, foi quando estava na fila da lanchonete do prédio de história - uma daquelas filas gigantescas, que tinha no horário de pico, no período noturno - quando um estudante passou próximo a fila, jogou o papel em direção ao lixo, o mesmo bateu na borda, caiu pra fora e o estudante seguiu seu caminho.

O professor Aziz, que estava na minha frente, saiu calmamente da fila, foi em direção ao papel. E, não sem uma certa dificuldade, abaixou, pegou o papel do chão e jogou-o no lixo. E voltou para a fila.

Um gesto simples, gratuito, sem platéia. E extraordinário. A altura da figura humana que era o Aziz.

Que descanse em paz. Seu trabalho com certeza não será esquecido.

Com saudades,

R.C.

Um comentário:

LiteraturAndante disse...

Caramba mano, fiquei triste daqui tb. Como vc tive o privilégio de participar de uma palestra que ele deu pra turma do cursinho que eu frequentava em 2004. Aí na final do ano passado eu tava indo levar uns livro na biblioteca da FFLCH e vi ele saindo de lá, caminhando devagarinho, com certa dificuldade, mas só de cruzar com ele me enchi de orgulho de poder estar ali, o que nem sempre sinto quando me estou na USP.