domingo, dezembro 12, 2010

ATO-MANIFESTO-CORTEJO-SARAU PRÓ CONSTRUÇÃO CASA DE CULTURA DE ERM. MATARAZZO - SÁBADO, 11.12

clique na imagem para ampliar
e ver o TAMANHO da nossa FORÇA!

Ontem foi um dia lôco. Sensacional. Conflitante. Ensolarado. Chuvoso. Amoroso. Cultural. Social. Histórico. Pelo menos para o Jardim Verônia e adjacências, Ermelino Matarazzo, Zona Leste.

Ontem, 11.12.10, aconteceu o 1o Manifesto Cultural Pró Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo. Com a presença de vários coletivos da quebrada: Tenda Literária, Marginaliaria, Periferia Invisível, Mundo em Foco, Barraco das Idéias, CAJU (Pastoral da Juventude), Cultura na Praça, Extremos Atos, Mesquiteiros entre outros. Coletivos de literatura, teatro, música, cinema. Diferentes, mas não divergentes. Convergentes num único objetivo: a valorização da Cultura na quebrada Zona Leste.

As atividades começaram na Praça Benedito Ramos, no Centro de Ermelino. Debaixo do sol, com tendas armadas, muita música, teatro, poesia. Não tenho fotos desta parte, pois tivemos que cedo sair de lá para organizar a segunda parte do movimento (não é evento): o Sarau.

E o bang foi lôco, tio. Testando a nossa força de vontade, nossa perseverança, de todas as maneiras. Pois não bastasse o boicote do poder público, que não colabora com recursos financeiros, de equipamentos, palcos, entre outros, a natureza resolveu dar uma forcinha. Pra eles! E mandou água. A galera tomou uma enchente de chuva, linda, mas que, mais do que enfraquecer, lavou a alma e fortaleceu todo mundo. E foi nessa energia que chegaram ao Sarau dos Mesquiteiros. Que ontem foi Sarau Cultura da ZL.

Foi lôco. Foi lindo. Muita criança, muito jovem. Homens, mulheres. Ambiente família. Com livros, sorrisos, abraços e poesia. Muita poesia.

Foi muito bom mostrar a nossa força e união ontem, principalmente tendo uma reunião marcada nos próximos dias com o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, na qual os grupos citados, juntamente com representantes do bairro de Ermelino Matarazzo, exigirão a construção da tão prometida Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo, e de outros programas de políticas públicas culturais, direitos de todos nós. Porque estamos cansados de esmolas.

Ontem foi lôco. Foi o Sarau da Cultura da ZL, no Sarau dos Mesquiteiros. Mas podia ser chamado também de Sarau da Luta, Sarau da Resistência. Ou Sarau dos Sorrisos, da Alegria. É só ver as fotos abaixo pra entender o que eu tô falando.

Direto do front,

Rodrigo Ciríaco

Isso

é

o motivo

do porquê

eu digo

que ontem

foi

o sarau

do riso

sorriso

alegria

confraternização

futuros artistas

na nossa mesa de pintura

livros voadores, alçados pelas asas

cultura de periferia

quebrada participante

F.IN.O. chegou com nóis

Tá aqui

o futuro

o motivo da união

da luta, resistência

fortalecendo

juntos, sem amarelar - hum... tava boa

somos todos "zés"

"samuels"

"marianas" - apenas 09 anos
atitude de gente grande

anizil barbosa

um sonhador, só isso

vista panorâmica

representantes dos coletivos da ZL
dando um salve geral

marginaliaria fechou

com chave de ouro

tomou de assalto nossa atenção

fortaleceu a família

acordou os adormecidos

representou bonito

che, na concentração

viagem no som

Quem nós somos?
Cultura da ZL!

Quem quiser, é só chegar.

Um comentário:

radiotux2009 disse...

que festa bonita, é pra se orgulhar, tô emocionada, arrepiada só de ver as fotos. parabéns pela perseverança, otimismo, dinamismo, alegria estampada pelos jovens. Você é o idealizador mor, parabéns estou aplaudindo de pé, não é fácil organizar e manter um sarau numa escola.
abraço carinhoso.
madoka